segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reflexão: Boas maneiras antes e após o casamento


 
Eu sempre achei muito chato quando alguém falava pra mim que eu iria apender alguma coisa com a idade ou com a experiência, mas a verdade é que realmente há algumas coisas que só a vida ensina.

 Por exemplo, o famoso RSVP: na teoria o "Répondez S'il Vous Plaît" é lindo. Você coloca ele no seu convite e todos os convidados confirmam se poderão ou não poderão ir ao seu casamento. Dessa forma, você é capaz de calcular exatamente o número de convidados, fazendo com que sua festa seja um sucesso. Infelizmente, na prática, com alguma exceção para o RSVP ativo, essa ferramenta não possui muita aplicabilidade. Quase ninguém confirma a presença pelo contato fornecido para o RSVP. Quem confirma geralmente é aquela pessoa que já fez uma festa de casamento e sabe a importância dessa confirmação.

Outra situação que eu venho vivenciando é nos casos de alguém fazer um convite para um jantar ou outra recepção em casa. Só quem costuma receber as pessoas em casa sabe o trabalho que dá pra arrumar a casa, fazer as compras, cozinhar para várias pessoas e todas as outras tarefas que uma recepção exige. Para a pessoa organizadora é extremamente importante que os convidados confirmem se poderão ou não comparecer ao evento. Eu gostaria ainda de ressaltar que, mesmo que o convidado não possa comparecer, ele deve dar um retorno, nem que seja por questão de educação.

Seja nas coisas mais simples, como marcar um horário com alguém, como nas situações mais delicadas, como a resposta que você vai dar a um convite de casamento, é preciso que pensemos nas implicações das nossas atitudes e das nossas respostas sobre a outra pessoa. Consideração, respeito e educação nunca são demais. Ninguém está obrigado a aceitar nenhum convite, mas saber recusar de forma respeitosa é essencial!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!!!As pessoas que na verdade se importam com esses "detalhes" geralmente já sofreram com isso!Feliz 2014 e muito sucesso pra vc!Obrigada pelo carinho que sempre teve lá no blog!Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Acho que é falta de informaçao mesmo, eu quando era mais nova nao sabia da importancia dessa confirmaçao, depois quando comecei a planejar o meu casamento é que aprendi, antes nao fazia por mal só nunca haviam me ensinado sobre isso, a nossa educaçao básica já é precaria, que dirá aprender normais sociais. Eu nao tinha nem noçao que aquela festa toda que eu via era montada aos poucos, pra mim o saláo já vinha com todos aqueles moveis e nem pensava que o buffet cobrava por pessoa. Eu estava acostumada a festinhas em casa que só tinhamos que programar mais ou menos quantas pessoas viriam. Entao acho que boa parte das pessoas nao respondem por desconhecerem mesmo a importancia disso, hoje depois que aprendi nunca mais deixo de responder sim ou nao ao convite. beijos

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!