segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fotografia: dicas e cuidados ao contratar

 
Eu sempre fico me coçando para não falar muito quando alguém está contratando a fotografia para o casamento. Claro que isso tem muito a ver com o fato de eu ter um marido fotógrafo, pois é um serviço que acompanho no meu dia a dia.
 
Quantas vezes vejo noivas se decidindo por um determinado fotógrafo, pois ele tem mais itens em seu pacote! Esse é, ao meu ver, o erro mais comum das noivinhas, já que a maioria desses itens são apenas para "encher linguiça" e passar a impressão de que seu serviço é mais completo, ou mais vantajoso.
 
Por isso, eu decidi compratilhar com vocês algumas dicas sobre a contratação do serviço de fotografia para seus casamentos e juro que vou tentar ser o mais imparcial possível! :)

- Experiência em casamentos. Sempre falo que a fotografia de casamento é bem específica, pois não é um ambiente controlado. Acho importante contratar um fotógrafo que esteja acostumado com esse tipo de evento, pois somente um fotógrafo experiente poderá calcular a luz e todas as variáveis envolvidas em uma foto da forma rápida que um ambiente dinâmico exige. Muitas vezes vejo noivas que optam por deixar a fotografia de seus casamentos nas mãos de algum conhecido que fez um preço bem camarada. "Ele fez um ensaio lindo da fulana" elas dizem, mas esquecem que fotografar um ensaio é BEM diferente de fotografar um casamento.

- Equipamento: seu fotógrafo tem câmera reserva? Como ele faz o backup? São perguntas importantes. Hoje em dia a maioria das câmeras profissionais possuem entrada para 2 cartões de memória, que fazem back up simultaneamente, assim, se um cartão der defeito, há um outro com as mesmas fotos salvas. Além disso, por questões de segurança, os cartões de memória também devem ser trocados periodicamente. As câmeras também possuem limite de cliques e devem ser trocadas, ao menos a câmera principal, antes que esse limite seja alcançado. É claro que esses custos que o fotógrafo têm com o euipamento acabam sendo repassados para os noivos e esse é um dos motivos que explicam as grandes diferenças de preços no mercado.

- Quem é o segundo foógrafo dele? Alguém também experiente? Muitos fotógrafos contratam fotógrafos bem iniciantes como segundos fotógrafos e claro que isso influencia no trabalho (e preço)final.

- Entrega todas as fotos em alta resolução? Já vi recém-casadas desesperadas, pois descobriram, após o casamento, que não teriam direito a todas as fotos em alta resolução!

- Faz making of do noivo também? Hoje em dia muitos fotógrafos disponibilizam o segundo foógrafo para registrar o making of do noivo.

- Qual é a qualidade do álbum? Muitas noivas não se ligam nisso, mas o álbum de qualidade não é uma foto impressa, mas uma foto REVELADA. Isso influencia muito na qualidade da imagem e na durabilidade do álbum! É claro, também, que essa qualidade influencia no preço do álbum.

- O fotógrafo contratado vai pessoalmente ao seu casamento ou envia alguém de sua equipe? Em geral equipes grandes de fotografia não garantem que um determinado fotógrafo estará presente em seu evento. Dessa forma, fica mais difícil para os noivos imaginarem o resultado final das fotos, já que cada fotógrafo possui um olhar diferente.
 
Bom, essas são algumas questões que valem a pena serem levantadas. Não se deixem enganar pelos pacotões que incluem serviços óbvios ou supérfluos com o objetivo de ganharem os noivos pela aparência de serem vantajosos. Foquem no que é realmente importante!


3 comentários:

  1. Muito importante dicas mesmo... o meu pacote não foi completo, mas o meu fotógrafo é bem conhecido e muito bom profissional...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! :) Infelizmente é muito comum ver noivas decidindo pela fotografia do casamento usando alguns parâmetros duvidosos..

    Eu mesma já vi vários casos: gente que ficou sem fotos em alta resolução e só descobriu que isso nao estava no pacote quando foi pedir. Gente com mais de 15 fotógrafos durante o casamento ( chegando a atrapalhar os convidados e até os noivos ).

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o seu blog, ao ler alguns posts, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, vc tem um potencial enorme e sei que será um grande blog de fácil entendimento e conteúdo gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!