quinta-feira, 13 de junho de 2013

Reflexão: Desconfiem de quem não responde e-mails

Dando continuidade à reflexão sobre os cuidados que devemos ter ao fechar um contrato com um fornecedor, vou falar um pouquinho sobre as minhas impressões e o que eu aprendi na prática sobre a falta de compromisso de alguns profissionais.
 
Eu percebi, ao longo dos preparativos do meu casamento e ainda hoje em dia como blogueira de casamento, que devemos tomar cuidado com as pessoas que não respondem ou demoram muito para responder e-mails! Pode parecer bobeira, mas a importância que a pessoa dá aos e-mails que ela recebe, bem como a dedicação que ela emprega nas respostas diz muito sobre o seu profissionalismo!
 
Quer saber uma coisa que me tira do sério e queima totalmente a imagem de alguém comigo: a pessoa se comprometer a me mandar algo por e-mail e depois desaparecer, ignorar totalmente. Se é um fornecedor que faz isso então, pode ter certeza de que já desistirei de contratá-lo e não indicarei pra mais ninguém!
 
Eu entendo que a internet no trabalho, em casa e no celular acostuma mal as pessoas, que criam uma imagem de urgência em tudo. "Mandei o e-mail hoje ontem e até agora não me responderam!" Mas a verdade é que, se o profissional abre canais virtuais para se comunicar com seu público, ele deve estar sempre atento a essas manifestações. Ignorar ou demonstrar má vontade é uma atitude muito anti-profissional.
 
Acho que as pessoas devem entender que a internet é um meio de comunicação de mão dupla, você se manifesta, mas deve esperar receber algum retorno. Um exemplo: Algumas blogueiras e administradores de fanpages que somente publicam conteúdos e nunca interagem com nenhum leitor, nunca respondem nenhum comentário, nunca comentam em outros blogs e fanpages. Um comentário da Marcela no post Fulano é um amorzinho me fez pensar nessas situações. Nós, como leitoras, acabamos mesmo criando uma imagem de certas pessoas com as quais nunca encontramos e, quando realmente precisamos dessas pessoas, percebemos que ela não era um amorzinho como pensávamos, ela não tinha aquela boa vontade toda, nem se preocupava tanto assim com nossos problemas. Muitas vezes eu mesma acho que posso estar me tornando uma dessas pessoas! É um cuidado diário que devemos ter.
 
Bom, eu acabei mudando um pouco de assunto, mas o ponto chave do post é chamar atenção para os falsos interessados, os falsos cuidadosos tão presentes no mundo dos casamentos, na internet e na vida como um todo. Uma das formas que eu, pessoalmente, encontrei de identificar essas "furadas" é reparar no compromisso que esse profissional tem em responder às minhas solicitações e em cumprir promessas feitas, mesmo nas coisas mais simples, tais como me passar um número de contato de alguém ou coisas do tipo.
 
Infelzimente, quando o assunto é casamento, nem tudo é, literalmente, flores.
 
 


11 comentários:

  1. Afff disse tudo nesse post =s
    Olha tenho alguns fornecedores q ja estao me tirando do serio... =s
    Eu mando e-mail e demoram a responder ou eu ate tenho q reenviar perg se receberam,, osso viu!!!
    Otimo post... bjus mil

    http://pollyarycasando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente da um desanimo qdo a pessoa nao retorna a um email...pois se ela nao pode fazer isto,que é algo tao simples,como podera cumprir com uma obrigaçao mais importante e seria,ne
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Graças á Deus até agora está tudo nos conformes.
    Mais me estressei muito com uma fornecedora,era a dos meus sonhos,mais pra falar com ela era mto difícil,ela ficou sem me responder mais de 1 mês,falei a última vez com ela ano passado,recentemente me perguntou se eu iria mandar o contrato assinado pra ela,é fogo!

    Concordo com tudo!


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não tenho como concordar mais com o que você escreveu. Eu não fechei com profissional que não passava orçamento por e-mail (antes de tudo eu preciso saber se posso pagar, né?!), mas, ainda assim, tive problemas com a minha filmagem. Depois que eu fechei, eles mudaram completamente de comportamento e passaram responder meus e-mails com uma demora de mais de 2 semanas. Mesmo assim, respondem como se vivessem em outro mundo, eu pergunto uma coisa e eles respondem outra completamente diferente. Infelizmente, algumas coisas estão além do nosso controle, mas se precaver, tomando todos os cuidados possíveis, é a melhor saída!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Re!!

    E quando eu estava na época do meu casamento mandei e-mail para uma fornecedora - ela é decoradora e faz buquês - e eu queria muito que o meu buquê fosse feito pro ela (com peônias!!) O que aconteceu? Ela não respondeu meu e-mail! Depois que eu procurei outos fornecedores e fechei o meu buquê lindo de cravos (o qual não me arrependo!!) ela respondeu dizendo que meu e-mail tinha ido pra spam.....ah vá!!! rsrs..

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo plenamente. Mas também tem o outro lado. Às vezes respondemos (e aqui eu me coloco como pessoa e blogueira)com presteza e carinho e a pessoa do lado de lá nem se dar ao trabalho de responder com um simples "obrigado". Na minha época noiva em busca de fornecedores, também tinha o cuidado de responder dizendo que não iria fechar o contrato com determinado profissional, assim evitava que ele mantivesse a reserva da minha data. O que percebo, muitas vezes, é que as pessoas não se colocam no lugar do outro e são bem egoístas. Educação (isso para mim é questão de educação) é uma via de mão dupla!

    E posso dizer que fechei com fornecedores que demoraram a me responder, mas que justificaram a demora, e tive resultados excelentes! Acho que desconfio muito mais dos que me tratam com um excesso de gentileza. Doidice? hahahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. cara falou tudo!!!
    odeio quando eu contato algum fornecedor e ele simplesmente nao me responde. Pior ainda, é quando o fornecedor só tem página de facebook e nao disponibiliza nenhum email ou telefone de contato, ai vc vai lá por mensagem, solicita um orçamento ou pede um contato q vc possa entrar em contato formalmente e ela visualiza e simplesmente n responde!
    Cara, me dá muita raiva!
    e é certo q ela pode até daqui a alguns dias responder, mas nem quero saber de mais nada...
    seu post foi super informativo!! e e a realidade! tem q ser simpático... mesmo se a pessoa nao for fechar com vc, pq se não for com vc, ela pode te indicar e vc fechar com o amigo dela....
    esses dias passei por uma situação assim, pedi orçamento de penteado pra uma "profissional" q faz make e cabelo, mas ja tenho maquiador, então só queria o orçamento pra fazer meu cabelo, ai ela simplesmente me responde "nao trabalhamos com contratos separados, bj" super seca! ela poderia ter dito mesma coisa mas escolhido palavras diferentes... conheço várias pessoas q vão casar... ela poderia ser uma indicação e não será mais...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Ótima reflexão!!!
    Tem noivas que a gente vê que ainda são meninas e que estão deslumbradas com a realização deste sonho maravilhoso que é casar e de repente podem cair nas mãos de pessoas de caráter duvidoso.
    bjs!!

    http://diariodeumabride.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Erm... Acho que não posso falar nada sobre isso, né?


    Mas tenho algo a dizer em minha defesa: evito usar internet em casa por recomendação médica! E no trabalho porque as coisas são sempre frenéticas por lá...



    =***

    ResponderExcluir
  10. ialá! tudo que coloquei entre "<" e ">" sumiu no texto! oO

    mas não era nada demais, só algo tipo "eu tô é de pouca vergonha mesmo" e "quando respondo o povo nem lembra mais o que perguntou"... ;)

    =***

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!