segunda-feira, 20 de maio de 2013

Reflexão: O atraso da noiva

 
Eu fui a um casamento nesse final de semana e presenciei uma situação que me fez levantar essa reflexão sobre o atraso da noiva. Primeiro me deixem contar o acontecido:
Horário do casamento no convite: 17:30h
Horário realmente marcado na igreja: 18:00h
Horário que a noiva chegou: 20:10h
Ou seja, para o padre a noiva atrasou 2 horas e para os convidados ela atrasou 2 horas e meia. Isso sem contar as pessoas que chegaram um pouco antes e esperaram ainda mais.
É claro que toda noiva que atrasa tem um ótimo motivo para justificar sua demora: O cabeleireiro atrasou, ela teve que passar no salão antes para deixar algum item da decoração que ficou faltando, o trânsito estava engarrafado, enfim, são inúmeros os motivos que levam ao atraso da noiva. Na minha opinião, porém, um atraso desse tamanho só tem uma justificativa: falta de organização!
 Para vocês terem uma idéia, o padre começou seu discurso com a seguinte frase: “Após duas horas de atraso, vamos dar início à cerimônia desse casamento!” E como se não bastasse essa frase, ao final da cerimônia ele ainda deu um pequeno sermão sobre como a falta de compromisso com horários pode dificultar a vida de uma pessoa e a saúde de um relacionamento. Ele ainda disse que esse atraso era não só uma falta de respeito com ele e com a igreja, mas também com todos os convidados ali presentes!
Ok, algumas pessoas podem achar que o padre pegou um pouco pesado em dar essa “chamada” nos noivos em pleno casamento, mas a verdade é que ele estava mais do que certo! Apesar de esse dia ser o grande dia dos noivos, eles devem ter o mínimo de consideração com as outras pessoas envolvidas no evento. Muitos convidados tinham vindo de longe e estavam há horas sem comer e beber nada. Sem contar o próprio padre que perdeu outra missa em outra igreja para poder esperar pela noiva.
Em resumo, para mim, para os convidados, para o padre e para os próprios noivos esse casamento será lembrado com “o casamento que atrasou muito”. Não acho que seja uma lembrança agradável.
Vão aqui, então, as minhas dicas para evitar atrasos:
- Contrate uma cerimonialista, que organizará tudo no dia, liberando a noiva e sua família para a arrumação mais cedo, e ainda controlará o cronograma dos preparativos no dia e resolverá qualquer problema que apareça;
- Contrate profissionais de cabelo e maquiagem que estejam acostumados a trabalhar com noivas! Por mais que não pareça, arrumar uma noiva é sempre mais demorado que arrumar uma pessoa comum e profissionais que não têm experiência com esse tipo de evento costumam atrasar a arrumação;
 
- A noiva deve ter exclusividade do profissional do cabelo/maquiagem no seu dia. Verifique se seu profissional atende a mais de uma noiva por dia. Se você não for a primeira, grandes chances de ele chegar atrasado para arrumar você! Além disso, mesmo que você vá se arrumar com outras pessoas, o seu profissional deve estar arrumando só a você. Contrate outro profissional para sua mãe e madrinhas!
- Reserve no cronograma do dia do casamento um tempo para as fotos posadas de noiva entre o making of e a cerimônia. Esse tempo pode variar de fotógrafo para fotógrafo, mas acredito que 15 minutos sejam suficientes;
- Reserve também no cronograma uma folga de tempo de 15 minutos para eventualidades que sempre surgem!
- Prefira se arrumar perto do local da cerimônia, evitando tempo gasto com deslocamento, engarrafamento, procura de vaga para estacionar, ...
Enfim, organize-se, preveja os problemas e torça para que eles não aconteçam!
Pense que, apesar de a noiva ser você, seus convidados tiraram um dia para se dedicarem quase que exclusivamente a você e merecem seu carinho e respeito.
 
Minha "escala de ódio" ao atraso:
 
- 15 minutos: Ok, a noiva quase sempre atrasa mesmo
 
- 30 minutos: Limite tolerável para o atraso em caso de imprevisto
 
- Entre 30 minutos e uma hora: Atraso fora do ideal. Seus convidados já estarão impacientes.
 
- Mais de uma hora: Falta de consideração com todos aqueles que estão te esperando, inclusive com o seu noivo! Se fosse eu, já diria "não" ali mesmo e evitaria outros estresses futuros. :)
 
 


17 comentários:

  1. Também acho super deselegante a noiva atrasar tanto... Na verdade, já acho chato atrasar, rs! É bem capaz que eu chegue antes de todo mundo no dia do meu casamento e eu é que vou ter que esperar alguém, rs!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. De fato é super deselegante estes atrasos de noiva.
    Não tem nada de tradição e sim falta de consideração pelas outras pessoas.
    Certo que em alguns casos, a noiva acaba nem tendo culpa e até se stressa por conta do atraso dos outros, mas é sempre bom pensar em um plano B.
    Bom mesmo é ser lembrada pela noiva que chegou no horário!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. nossa, duas horas de atraso já acho demais, como você dize é uma falta de organização.
    acho que se eu foce a convidada já ia embora, não ia esperar tanto tempo rsrsrsrs

    beijos

    http://maisumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm nao gosto de atrasos nao.
    E meu noivo é um atrasadinho kkk...acho que eu vou esperar ele no dia do casamento...ja estou ate dando uns toques pra ele neste sentido
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um problema com essa "cultura do atraso". Como eu já trabalhei com casamentos, já fui a todo tipo de cerimônia, mas sempre há um desânimo geral com atrasos muito grandes. Infelizmente, o atraso é tão generalizado que a maior parte dos casamentos tem um horário pelo menos meia hora mais cedo no convite, pois os convidados chegam sempre um pouquinho atrasados. Eu já ouvi histórias de noivas que entraram pontualmente com uma igreja vazia... Mas isso não justifica um atraso de meia hora. Eu morria de medo de me atrasar! Por isso, fiquei pronta super cedo e pedi ao motorista do carro que desse uma voltinha antes de ir para a igreja! ;)

    ResponderExcluir
  6. É, eu também acho atraso bemmm chato.
    Até 30min é tolerável, porque imprevistos realmente acontecem.
    E no meu caso, que sou celebrante de casamento, realmente é problemático, rs. Imagina se tenho dois casamentos no mesmo dia? E o primeiro atrasa? É cláusula de contrato que só espero 30min. Se fosse eu quem atrasasse ía dar problema, rs. Assim como aposto que as noivas não iriam gostar de se casarem em lugar vazio porque os convidados atrasaram, rs...

    ResponderExcluir
  7. Acho uma falta de educação mesmo todo esse atraso, na verdade qualquer atraso é falta de educação tanto que no meu casamento cheguei 5 minutos antes do horário e quase enfartei por ter que esperar padrinhos atrados e briguei com eles depois: já nos entendemos mas eu precisava falar com eles o quanto ficou deselegante fazer os outros padrinhos, os convidados e eu esperar por eles. E quanto ao padre, acho que ele ainda falou pouco, fosse eu tinha inserido o assunto na cerimônia toda!!!
    Beijos
    Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  8. que situação chata!
    Ano passado passei por algo parecido, a festa era num domingo, o casamento tava arcado pra 5, começou 7, a cerimônia terminou quase 9hrs com o resultado de um buffet corrido, com muita coisa fria, pessoas aproveitando mal a festa e indo embora cedo pq já estavam exaustos! Eu vou me arrumar dentro do meu próprio salão pra evitar isso... odeio atrasos em compromissos normais, em casamentos nem se fala! E acho também que, quando a noiva atrasa, a cerimônia deve correr um pouco mais em consideração aos convidados, pq esperar um tempo desse e ainda ter que assistir a 1h/1h30 de cerimônia não dá!

    amei o post
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo o que falou, eu espero n me atrasar nada mais do que 15minutinhos...

    ResponderExcluir
  10. Aiii..odeio esperar! rs..Cheguei super cedo no meu casamento, vi (dentro do carro ainda) um monte de convidados chegando..foi super gostoso ver antes um pouquinho de quem foi e amigos chegando com sorrisos nos rostos =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o assunto, realmente a pior coisa é quando a noiva atrasa além do limite, no meu casamente eu atrasei entre "" pq eu estava pronta faltava só o noivo, mas não foi um grande atraso se não me engano foram apenas 30h (mesmo assim considero muito), o pior é q quando mais atrasa mais perde tempo na festa e não consegue aproveitar muito!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. O maior problema que vejo nos últimos casamentos que fui é que os convidados atrasam mais que a noiva!!ë preciso qu etodo mundo tenha bom senso...
    Já fui a casamentos que a noiva atrasou 2 horas e já fui a casamento que a sogra que atrasou!!

    Bem como disse bom senso nunca é demais!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente. E sabe uma coisa que eu acrescento: acho um absurdo que aqui as pessoas não respeitem horário. Quando fui marcar meu casamento queria ele para as cinco. Mas todos os profissionais envolvidos me recomendaram: coloque no convite 16:30. Segui o conselho. David chegou 16:30 e não tinham quase ninguém. Os convidados foram chegando 16:45, 17:00... Eu cheguei as 17 horas e tinha muita gente passando o lado do meu carro, chegando naquela hora. Curioso isso né? Sempre que eu recebo um convite chego na hora que está lá, mas nem todo mundo o faz...
    Mas noiva que atrasa é mesmo um horror. Já passei por isso algumas vezes, e ficava mega mal humorada. rs.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamenteee...

    Já contratei uma cerimonialista e vou me arrumar no próprio sitio, minha make e cabelo vão ser simples (cabelo solto e maquiagem leve) então quase impossível de atrasar...

    Depois de colocar muito serviço em ordem, estou voltando a comentar...ehhh

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que horror, sinceramente não sei se esperaria esse tempo todo não viu, realmente é muita falta de consideração a todos que estavam esperando.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Falta de disciplina e falta respeito para com todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  17. Odeio atrasos, acho falta de respeito com todos que prestigiam o casamento. Só uma coisa que tenho que discordar, sou fotógrafa e 15 minutos do making of e fotos posadas é um tempo relativamente curto pois há toda uma produção e escolha de ambiente com a noiva. Etc. Só esse toque, kkkkkkkk.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!