quarta-feira, 13 de março de 2013

Reflexão: "É proibido fotografar!"

 
 
Aproveitando o gancho do post de ontem, em que a Juliana contou sua saga para conseguir fazer seu ensaio dentro de um ponto turístico do Rio de janeiro, gostaria de levantar essa questão sobre a dificuldade que encontramos em grande parte dos locais fehcados para obtermos permissão para fotografar.
 
É muito comum vermos em lojas e alguns pontos turísticos um cartaz de "proibido fotografar" e eu fico pensando em quais seriam as razões para tal proibição:
 
- O flash diminui a durabilidade do material fotografado: Ok, então permita fotografias sem flash.
- Medo de cópias do produto e etc: Essa não cola pra mim, pois dá pra encontrar tudo na internet de qualquer forma.
- O movimento da "produção" das fotos atrapalha a livre circulação no local: Eu até reconheço que pode atrapalhar um pouco, se o local for apertado, mas nada que uma agenda de ensaios não resolva. Por outro lado, muitas vezes esse público de ensaios representa grande parte do público total de visitantes de determinado lugar. Conseguem imaginar o Jardim Botânico sem os casais que vão lá todo dia fazer ensaios? Já faz parte da cultura do lugar!
 
Eu realmente acredito que grande parte dos locais que proibem fotografias o faz apenas por repetição dessa cultura do "não pode" e nem ao menos pensa nas vantagens que a permissão poderia trazer: aumento do público e divulgação do local.
 
Só tenho uma coisa a dizer pra esse locais chatos: estão perdendo visitantes, divulgação grátis e, consequentemente, dinheiro!

3 comentários:

  1. Estes lugares acabam perdendo com isto né...uma pena para os casais que sonham fazer fotos em determinados lugares e acabam sendo impedidos por estas regras
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai... no Brasil o povo tem mania de proibir, né?
    Nanda queria fazer algumas fotos externas no metrô de BH e... não deixaram e não deram explicações.
    Cada uma!

    http://www.socorrominhairmavaicasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, o Parque das Ruínas é o mais chato, né? No JB não tivemos problema, o segurança só avisou que não podia entrar com balões! Deve ser pra ninguém deixar os restos por lá, né!
    bjs!

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!