segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ao fazer um destination wedding...

 
Estão cada vez mais comuns aqui no Brasil os chamados Destination Weddings, que nada mais são do que aqueles casamentos realizados em cidades diferentes daquelas em que moram os noivos e/ou a maioria dos convidados.
 
Esses casamentos são o sonho de muitas noivas, mas muitos cuidados devem ser tomados para não se tornarem verdadeiros pesadelos! Se a organização de um casamento realizado pertinho de casa já pode ser bem complicada, imaginem quando tudo deve ser organizado à distância!
 
Minha primeira e fundamental dica é: contrate uma assessora/cerimonialista, de preferência uma que já tenha experiência com destination weddings. Se a cidade-destino já possui um mercado de casamento desenvolvido, você pode pensar em contratar alguém de lá, caso contrário, não arrisque e contrate alguém de sua cidade mesmo.
 
Prepare-se psicologicamente e financeiramente para gastar mais do que gastaria realizando um casamento na sua própria cidade, já que a maioria dos fornecedores cobrará taxa de deslocamento.
 
Avalie com carinho a estrutura do local em que o evento será realizado, pois nem todo lugar lindo é ideal para um casamento. Verifique a estrutura de banheiros, cozinha e capacidade elétrica com atenção! Pense que o aluguel de um gerador é como um seguro para o seu casamento. Você aluga, torcendo para que não precise usar!
 
Um Save the date enviado com bastante antecedência é fundamental para que seus convidados possam se organizar para a viagem. O gasto dos convidados nesse tipo de casamento é considerável, pois terão que arcar com transporte, alimentação e hospedagem, por isso devem ter tempo de se organizar. Além disso, ao decidir por esse tipo de evento, tenha em mente o perfil dos seus convidados, pois nem todo mundo obrigatoriamente terá condições financeiras de comparecer ao casamento.
 
Juntamente com o convite, devem ser enviadas orientações específicas sobre o local, como mapa, sugestões de meio de transporte, hospedagem, salões de beleza, restaurantes e até alguns pontos turísticos que os convidados podem aproveitar para visitar durante a viagem. São muito comuns os casamentos realizados em sítios ou lugares de difícil acesso ou sem endereço bem definido, assim, se possível, passe as coordenadas (latitude/longitude) que deverão ser utilizadas no GPS pelo seu convidado. Se possível, elabore um site do casamento em que todas essas informações estejam disponíveis.
 
A elaboração de um checklist minucioso é fundamental, afinal não vai dá pra pedir pro seu irmão "dar uma passadinha" pra buscar o perfume que você esqueceu em casa.
 
Apesar de todas as "dificuldades" de um destination wedding, uma coisa é certa: todas as pessoas presentes realmente se importam com o casal de noivos!

E você? Fez um casamento nesse estilo? Conte sua experiência e compartilhe suas dicas!

7 comentários:

  1. Sempre gostei da ideia de casar na praia, mas os custos ficariam altíssimos, justamente pela taxa de deslocamento. E fazer os convidados viajarem, gastar sem necessidade, não acho muito legal. Mas sonho é sonho né?

    Ah, o dane-se é só para não baixar o nível do blog!hehe

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é um sonho né, mas pensei nos meus convidados, e a maioria é recém formado, ou estudante ou pessoa muito simples, então provavelmente só iriam nossas famílias mesmo, e 8 pessoas no casamento contando com a gente não era bem a ideia que tinha do casamento perfeito rsrsrsrsrs mas quem sabe na renovação de votos, beijos

    ResponderExcluir
  3. E há noivos que pagam hospedagem pra todos os convidados e até fecham o mesmo hotel do casamento...! Aí sim né?? =)

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    Eu sou louca para casar no Rio de Janeiro lá tem locais lindos e uns que brilham meus olhinhos muito mais do que os de São Paulo.

    Mas não sei se me arriscaria a organizar tudo a distância!
    É muito mais complicado. Mas adoro a ideia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho linda a idéia e cheguei até a pensar em fazer o casamento no Rio. Mas sou uma noiva mega detalhista e participativa, eu iria enlouquecer, achei melhor fazer aqui em sp mesmo!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Sonho total!!! gostaria muito de fazer, mas a renovação de votos vem aí né? Rsrsrs!


    bjs!!


    http://diariodeumabride.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O meu será um Destination Mini Wedding lol Quero tudo bem pequeno e fofo, vai ser casamento, lua de mel e para os convidados férias em um lugar encantador! Bjs!

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!