quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vida de casada: como passar o Natal?



Minha amigas casadinhas digam se concordam ou não comigo: um dos problemas da vida de casada é como dividir a família para o Natal. Enquanto o nosso principal núcleo familiar são nossos pais e irmãos (ou equivalentes), não há muito conflito no Natal. Geralmente vamos para onde esse núcleo vai e pronto! Mas como conciliar as vontades e tradições de duas famílias distintas após o casamento, a família da noiva e a família do noivo?

Eu confesso pra vocês que pra mim essa divisão quase se tornou um problema, pois a minha família é muito unida e eu tive dificuldades em abrir mão de passar o dia 24 E o dia 25 com eles. Eu estranhei mais ainda, pois os almoços em jantares na minha família sempre têm muita gente e na família do marido esse número é menor.  Portanto, a reflexão desse post é uma reflexão que tenho até hoje, apesar de tantos anos de relacionamento.

Acredito que, como tudo num relacionamento, as duas partes devem saber ceder. Jantar com uma família e almoço com a outra? Pode ser uma solução e é o que eu e o marido temos feito. Aí aparece outra questão, pois nossos duas famílias têm o hábito que fazer um café da manhã e depois abrir os presentes. E lá vamos nós tomar um café rápido com uma e depois correr para a casa da outra. Sei que nisso o Natal se torna uma verdadeira maratona familiar natalina! Pelo menos é uma maratona feliz!

E vocês, como têm feito suas divisões natalinas na família?

12 comentários:

  1. Essa foi minha reflexão desse Natal... foi muito dificil entregar os presentes correndo,sem conversar e curtir minha familia pra ter que ir pra casa da familia do noivo. Como foi o primeiro e ele queria me apresentar pra familia dele,fui. Ele almoçou comigo no dia 25. Bem agora, vou pensar e conversarmos pra decidir como faremos nos próximos. Mas, creio que dividir os dias será uma solução.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja passo por isso antes mesmo de me casar...pq faço questao de estar com minha familia...e a familia dele faz questao de que eu esteja com eles...
    Entao neste natal nós passamos o dia 24 com minha familia e o dia 25 com a familia dele num almoço mto agradavel...
    Tomara que dê certo assim no ano que vem tbm...bjos

    ResponderExcluir
  3. Essa já é uma preocupação minha e do meu noivo...hj, como ainda n somos casados, passamos com nossas familias nucleos e no dia 25 ele fica com minha familia....mas ja pensamos, e quando tivermos filhos???com quem eles ficarão?com qual familia irao fazer a ceia? vamos revezar os filhos? os anos???meu Deus, tudo é tao dificil

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, as duas famílias moram longe. Então não tem jeito: um ano com uma e um com outra. Mas eu já estou cansando dessa história e ontem bati o pé: o próximo Natal será na minha casa, que venha todo mundo (ambas a famílias são bem pequenas). Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem, desde que eu e o Paulo começamos a namorar, foi bem complicado, eu aqui no Rio, ele veio morar aqui na cidade Maravilhosa... e os pais deles em BH.

    Uma vez eu fui passar natal com eles, no inicio do namoro e eu conhecer a familia do meu moço, primos, tios... e tal... foi a coisa mais triste da minha vida... não era natal como na minha familia e a meia a noite estavamos indo para casa... passei mal, vomitei de ansiedade e em querer estar com a minha familia, que faz orações, que troca presentes depois da meia noite... essas coisas, ninguém toca na ceia antes de ser diaa 25/12. Foi o Natal mais trash que aquele que me disseram que não havia Papai Noel...rs...

    Depois disso natal só aqui no Rio, e ele como trabalha, acabava não indo para BH, ficando aqui comigo.

    Esse ano, realmente casados convidamos ambas familias, a minha e a dele para virem aqui no nosso cafofo... não diria que foi trash, mas mesmo assim eu digo que vou ter que aceitar o jeito deles, né? Eu toda animada, fazendo a ceia... e minha cunhada só no computador, na minha familia todos participam... se empolgam de alguma forma e eu tive que engolir. Me parece que meus sogros não tem habitos de darem presentes...rs... e eles ficaram sem graça em chegar e a nossa arvore cheia de pacotes, iam nos dar $, no final nos deram um ventilador novo (mas acho que foi para eles, dizendo que aqui é muito quente e que devia ter ventilador até no banheiro e minha sogra comprou um pra mim e outro pro filho) e eles não trocaram presentes entre eles (sogra, cunhada e sogro) o que eles ganharam foi o que eu dei...rs...
    Ai eu entendi pq o Paulo ama passar a natal aqui... pq ele ama a festa que realmente fazemos, arrumar a mesa, a arvore...coisas que ele não tem com a familia dele.
    Presentes na nossa festa esse ano, meu sogro, sogra, cunhada, mãe, pai, irmão, e minha vozinha! Festa pequena, mas...todos juntos.

    Ah! Tive vontade de não dar nada pra minha cunhada, não pq esta não nos deu nada... mas pq ela não me ajudou em NADA esses dias...rs... mas acabei dando os presentes dela, espirito de natal que existe em mim..rs...

    ResponderExcluir
  6. Essa é uma dúvida que eu sempre tenho, e olha que nem sou casada ainda! kkkk

    ResponderExcluir
  7. Esse é um "problema" que acho que todos os casais sofrem... Nós estamos fazendo assim, passamos a noite de natal numa casa e no outro dia almoçamos na outra. O problema é que as duas famílias preferem a noite de natal. Daí decidir reversar. Um ano passaremos a noite com a minha família, no outro com a família do marido. E assim faremos pelos próximos anos. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a família dos dois não for muito grande, dá pra juntar todo mundo na sua casa! Bjos.

      Excluir
  8. Ai Re..nem me fale...todo ano fico com aperto no coração ao dividir....!! rs..Dói tanto deixar meus pais, ainda mais que somos só nós 4 sempre!!! rsrs...Odeio essa parte dessa época do ano!!! Mas o correto é dividir, né? Esse ano como vamos viajar no ano novo o jeito foi dividir a ceia de natal e o almoço do dia 25!!! =)

    beijosss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gábi, não dá pra levar seus pais pra casa dos sogros?! Bjos.

      Excluir
  9. Tenho 4 anos de namoro e todo ano sofro com isso, a família do noivo mora no interior de Minas e fica bem longinho da minha casa...ou seja, o noivo viaja para casa dos pais e eu fico "sozinha" com minha família. É estranho todas as vezes, ainda não me acostumei, tenho medo de quando casarmos, não sei ainda o que fazer. afff.

    Beijos linda, adorei o post. É bom saber que não estou sozinha nessas datas..rsrs

    ResponderExcluir
  10. Esse foi o 1º natal em q não nos dividimos, pq, né, agora estamos casados... rsrs O bom é q a sogra liberou a gente dia 24 e marcou almoço dia 25, então fomos pra casa do meu irmão! Mas sei que cada ano vai ser um novo dilema...
    Bjs!

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!