sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reflexão: Sobre álbum e diagramação

Toda noiva, depois do casamento, como se já não bastasse a TPC (Tensão pré casamento) vivida nos meses anteriores, entra numa verdadeira crise de ansiedade para ver as fotos do seu grande dia. São e-mails e mais e-mails pro fotógrafo implorando para que ele mande logo as fotos e, depois que as ditas cujas chegam, por meio digital, muitos noivos deixam o álbum de lado.

Conheço vários casais de noivos que demoraram meses ou anos para selecionar as fotos do álbum. Alguns não fizeram isso até hoje! Tudo bem que a maior curiosidade, que é ver as fotos, já foi sanada, mas nada como pegar o SEU ÁLBUM DE CASAMENTO! Por isso, meninas, o meu conselho é que vocês aproveitem que as lembranças do casamento ainda estão "quentinhas" e escolham as fotos assim que elas sejam enviadas pelo fotógrafo! Depois a gente vai tendo outras prioridades e o álbum acaba ficando pra trás.

Ainda em relação ao álbum de casamento, é muito comum que os noivos, na escolha do fotógrafo, analisem apenas as fotos. É importante lembrar, no entanto, que o tipo de diagramação que o fotógrafo faz do álbum faz toda diferença! Estamos falando aqui da maneira como o fotógrafo dispõe as fotos nas lâminas do álbum, do tipo de fundo e fonte que ele escolhe, enfim, do estilo do álbum.

Para ilustrar esse post vou colocar a diagramação que o Raoní fez para o álbum do ensaio da Mari e do Bernardo!

A primeira parte do ensaio foi numa livraria e foi mais posada, mais dirigida pelo fotógrafo.


















Na segunda parte do ensaio, que foi feita na parte de jogos de um shopping, o casal ficou mais à vontade e as fotos foram mais espontâneas.











Fotos e diagramação: Raoní Aguiar

14 comentários:

  1. No meu contrato tem especificando um monte de 'coisas' eu não entendo nada rs!



    E o álbum ficou lindo!



    Att:Luana

    ResponderExcluir
  2. Rebeca, super levei em consideração o trabalho de diagramação do meu fotógrafo.
    Visitei várias empresas aqui em SP que tinham um ótimo trabalho, mas o album ficava muito a desejar! Não tinham uma equipe para esse trabalho sabe? Acho o fim aqueles albuns que parecem verdadeiros gibis!
    Realmente as noivas precisam prestar muita atenção nisso, pois um album mau montado pode deixar as fotos horriveis!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não sei vc viu,mas faz pouco tempo que troquei o álbum pela filmagem em hd e dois cinegrafistas. Além de estar apaixonada pelos vídeos,algo que me fez querer abrir mão do álbum é o tipo de diagramação que eles fazem,totalmente do estilo que eu NÃO QUERIA.
    Quando receber minhas fotos a primeira coisa que vc fazer é o álbum,e vai ser desse jeitinho que vc mostrou ai (=
    Simples,sem muitas firolas,mas perfeito!
    Bjks re

    ResponderExcluir
  4. Otima dica...

    Excelente trabalho!!!Parabens...bjo

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo demais.
    Eu me casei em novembro de 2011 e logo que voltei de lua de mel já comecei a conversar com minha fotógrafa, foram meses de alteraçõe e agora já estou com meu álbum lindo na minha casinha.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Rebeca,

    muito apropriado este post para mim nessa fase que estou vivendo, pois casei em Abril, e agora estou escolhendo as fotos do grande dia, não vejo a hora de receber meu álbum de tê-lo aqui nas minhas mãos, quanto a diagramação achei súper útil a sua dica, pois um estilo de diagramação mais clean abrilhanta o trabalho, e foi justamente isso que enxerguei no meu fotógrafo. Ufa... hehehe

    bjim

    samuelesimone.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, Beca!

    Semana passada, 3 meses depois do casório, consegui escolher as fotos pro nosso álbum. Ufa!

    Agora é só esperar ansiosa!

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que a parte mais difícil são as escolhas destes detalhes né!!! Ai ai!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelas dicas...Lindo album.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nem me fala. Minha principal preocupação com a escolha do fotógrafo é exatamente a diagramação do álbum.
    Finalmente alguém que me entende. Hahaha.
    P.S.: Esse álbum ficou lindo *.*

    ResponderExcluir
  11. A diagramação é a embalagem do produto oferecido pelo fotógrafo.. às vezes um excelente produto fica escondido numa embalagem horrorosa!

    E hoje em dia podemos guardar milhares de fotos em formato digital, podemos mandar para a tia, para a vó, para as primas.. não tem necessidade de tentar a todo custo colocar foto de todo mundo no álbum.. eu apelidei carinhosamente essas páginas cheias de fotos pequeninhas de carômetro!

    Esses álbuns do Raoni estão show de bola!

    ResponderExcluir
  12. Rebeca,
    Por favor me promete que se algum dia vcs vierem ao MT vcs me avisam?!
    Tô apaixonadaaaaaaaaaaaaaaa pelas fotos e eu quero tbm! kkkkkkkkkkk
    =)

    ResponderExcluir
  13. Também acho q não se pode demorar muito pra escolher as fotos do álbum.
    Eu demorei o mínimo possível, pois a tarefa não é fácil.
    Amei o resultado do meu e acho q todo mundo tem q ver prontinho.

    E a diagramação é super importante mesmo... escolhi meu fotógrafo por me apaixonar pelo trabalho como um todo: foto + diagramação.

    Ah! Meu novo blog (com o marido) está no ar... passe para nos visitar: bhcasamentos.com

    Beijoss
    Elaine

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não consegui escolher, mas já reduzi pra 220 e pouco! rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!