terça-feira, 21 de agosto de 2012

Reflexão: opinião sobre fornecedores nos blogs

Lendo um post que a Iara publicou hoje e também lembrando da época em que escrevi os meus posts "Opinião da noiva", resolvi levantar uma questão muito em voga atualmente: até que ponto nós, blogueiras e recém-casadas, devemos expor nossas opiniões, positivas ou negativas, sobre os fornecedores do nosso casamento?

Eu parto do princípio de que:

1º) A liberdade de expressão é um direito garantido a todos pela constituição brasileira, por isso todos nós temos o direito de emitirmos nossas opiniões sobre qualquer assunto; 

2º) Nossas opiniões não são verdades absolutas, por isso o leitor deve lê-las de forma crítica; e

3º) A educação e o bom senso devem prevalecer em qualquer hipótese. Não é porque eu tive problemas com determinado fornecedor que devo difamá-lo na internet. Atenhamo-nos aos fatos concretos e deixemos que os leitores tirem suas próprias conclusões. Foi o que eu tentei fazer nos meus posts "Opinião da noiva".

A partir desses três pontos, acredito sim que nossas opiniões podem ajudar muitas noivas e evitar que entrem em muitas roubadas. Acredito, inclusive, que podem ajudar os fornecedores a melhorarem seus serviços. Acho um absurdo, por exemplo, uma nova moda que está surgindo entre os fornecedores que é colocar uma cláusula no contrato proibindo os noivos de emitirem suas opiniões em blogs e redes sociais!!! Acreditem, já vi isso!!! Considero, inclusive, inconstitucional essa cláusula!

Falando mal ou bem, devemos ter em mente que nossas opiniões podem ter um alcance que nós nem imaginamos, por isso acho que o bom senso deve prevalecer!

10 comentários:

  1. Seguir essas três regrinhas é o ideal, porém dificil. Temos que ter muito cuidado com o que falamos, pois tudo ganha proporções gigantescas na net.
    O que tentei fazer foi esperar alguns dias, para que na hora de escrever o post já tivesse passado um pouco da raiva, e assim quem sabe, eu falasse menos.
    Depois do que postei eu mesma entrei nessa relexão que vc fez, eu estou repensando muito a forma de escrever e o que devo escrever no blog...
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com vcs 2!
      Eu fiquei 1 ano para fazer um post sobre o vestido, tamanha era muinha magoa com o fornecedor... Tive que esperar a poeira baixar (e muito) para conseguir expressar o que eu sentia e falar sobre tudo o que eu passei sem ter vontade de colocar milhões de palavrões para detalhar tudo... rsrsrsrs

      Mas apesar desse cuidado todo, essas opiniões são de extrema importancia para os noivos... Masss cada caso é um caso.

      Excluir
  2. Concordo. Opinião é pessoal. O que é ruim pra mim, não é pra outra pessoa e por aí vai. Agora essa cláusula contratual proibindo que os noivos opinem é o fim. Inacreditável. Certamente é inconstitucional.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Tb acho que temos te ter bom senso nas critícas, mas acho tb que não devemos deixar de fazer e divulgar nossas opiniões... até porque o mercado de casamento anda explorando d+ os nossos bolsos... em nenhum lugar do mundo ´´e tão acro casar como aqui no Brasil... acho que os fornecedores abusam dos nossos sonhos... e acabamos ficando sem saída e gastando horrores!!! Vejo muitas amigas que tiveram que desistir de fazer festa por falta de dinheiro... Tiveram que escolher entre festa ou apartamento... Enfim... Acho que a internet é a forma que temos de tentar minimizar essa exploração toda... colocando pra toda noiva saber o que foi bom, o que foi ruim... quem cobra caro quem cobra justo.. enfim.. lógico sempre com educação

    Bjos!!!
    www.nomundodanoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Credo! Nunca vi essa cláusula.
    Concordo com vc. A exposição de um FATO, de forma educada e sem extremismos é plenamente possível.
    De qualquer forma,depois de um episódio meio chato que tive com uma loja de brigadeiros,quando quero apontar aspectos negativos não cito o nome.Se alguém se interessar em saber o nome do fornecedor, respondo por e-mail.
    Bjksssss

    ResponderExcluir
  5. Acho que nós noivas estamos aqui por um sentimento que nos uni : o sonho. E quando esse sonho não acontece do jeito que queremos por causa de pessoas,devemos SIM compartilhar nossa revolta e sentimento de fracasso. Afinal,pagamos e caro por isso não é?
    Claro que sempre de maneira educada,já que hoje em dia qualquer coisa se torna motivo para maiores complicações!!
    O f* é controlar a raiva,quero ver quem segura....
    (=
    Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que os blogs são uma ferramenta muito boa para mostrar o que é bom, o que devemos ter cuidado e o que é ruim. A arma que temos é muito valiosa, só que pode trazer consequências negativas também. Como ainda não casei, evito falar das coisas ou fornecedores que eu não gosto. Simplesmente porque não me sinto confortável de falar de um serviço que não foi prestado pra mim diretamente. Mas, quando casar, quero contar as experiências que tive, espero que sejam todas positivas, assim como vocês fizeram, pois sei que ajudam as outras noivas, não só a não contratar determinado fornecedor, mas também a como se precaver de futuros problemas.

    Quanto a cláusula de divulgação quero é o ver a pessoa que vai me obrigar a assinar uma coisa dessas! É só o que falta!

    ResponderExcluir
  7. Pois é até hoje não escrevi sobre um serviço que tive no meu casamento por isso, e também pq é amiga de uma madrinha minha, como o serviço não é prestado num grande centro nesse caso RJ, resolvi não mexer com tal.Meu marido queria que eu pelo menos enviasse um e-mail falando de nossa insatisfação, mas vou ser sincera não tive paciência para tal.Mas, se não pudermos expôr nossa opinião num serviço que nos foi prestado quando poderemos fazer uso dela???
    bjokssssss

    ResponderExcluir
  8. Também concordo!!! Da mesma forma que muitos blogs já me ajudaram a conhecer fornecedores, bons e ruins, também acho que devemos exprimir nossas opiniões. Acho absurdo fornecedores que impedem isso!

    ResponderExcluir
  9. Concordo demais,temos liberdade desde que com respeito e educação né?
    Beijinhos

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!