terça-feira, 3 de julho de 2012

Casando jovem...




Eu estava vendo as fotos desse casamento hoje e pensando "Gente, mas esse noivo acabou de sair da adolescência!" Nos Estados Unidos são mais numerosos os casamentos entre pessoas que acabaram de sair do ensaino médio. Lá a cultura do "tem que ter diploma de faculdade" não é tão forte quanto aqui, o que faz com que as pessoas comecem a trabalhar e ter a vida adulta mais cedo. O que eu vejo, aqui no Brasil, são os casais oficializando sua união depois que saem da faculdade e se estabilizam financeiramente, por isso o casamento entre pessoas com menos de 20 anos não é tão comum.

Eu, sinceramente, acho essa discussão bem delicada. Se, por um lado, podemos alegar que o amor não tem idade e que cada casal deve saber o que é melhor para si, por outro temos que reconhecer que o casamento precoce pode sim dificiltar um pouco as coisas, principalmente financeiramente falando.

O que vocês acham sobre isso? Ainda não tenho uma opinião formada! Eu acho até que casei meio velhinha (28 anos. Rsrsrs), mas não consigo me imaginar casando com 18 anos. A minha visão de mundo, prioridades e até valores mudaram tanto de lá pra cá, que acho que o casamento (mesmo que eu já estivesse namorando o Raoní naquela época) não teria dado tão certo.

23 comentários:

  1. Meu irmão casou-se este ano...Postei fotos do casamento no meu blog...e algumas pessoas ficaram admiradas por eles serem tao novinhos...é um tema dificil de se abordar pq tudo depende de cada pessoa...de quais sao seus ideias de vida.
    Hj sou divorciada,mas qdo me casei a primeira vez tinha 15 anos,e nao me achava nova pra isso,rsrsrs.Mas hj em dia vejo o absurdo que foi me casar com esta idade.Nao permitiria que um filho ou filha se casasse nesta idade de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Putz...concordo mto!Casei com 2.8 tb hahaha e acho que casamos numa idade ótima!
    Óbvio que eu já estaria divorciada se tivesse casado com 18, 20 anos.
    Bjkss

    ResponderExcluir
  3. Oi Re!

    Eu concordo com vc.....!
    E 18 anos ainda é adolescente, não sabe direito o que quer da vida, muita instabilidade (de gênio e de finanças!! rs)....
    Casei com 25...acho uma idade ótima a partir disso...rsrs...

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que esta questão é relativa,quanto maturidade,e prioridades de cada um.Dificuldades terão em qualquer faixa etária,e qualquer relacionamento né?Mas acredito que o meio termo em todas as situações é a melhor opção!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. 18 ano é mto jovem ainda...precisa conhecer mtoo a vida...

    bjos

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha com 18 anos em nem pensava em casamento, e eu já namorava meu marido. Mais acho que nossas prioridades naquela época eram outras, a minha era fazer a tão sonhada faculdade, me formar... acho que o casamento não teria dado certo. Casei com 27 anos e não me arrependo, porque tenho certeza do que quero para nossa vida agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Beca! Com certeza a falta de estabilidade financeira desgastaria muito a relação. Além do mais, mudamos o tempo todo e o que procuramos em uma pessoa aos 18 não é igual aos 27, por exemplo.
    Fracasso na certa se eu tivesse me casado com "o amor da minha vida" de alguns anos atrás! rsrsrs
    Bjs, Débora

    ResponderExcluir
  8. Oi Rebeca... eu tbm não me imagino casando com 18, 19 anos... a gente era muito imaturo, e não víamos as coisas do jeito que vemos hoje... hoje, com 23, ainda não me vejo como "completamente adulta"... Pra mim tbm as prioridades eram outras, com essa idade eu já tava na facul e doida pros meus pais nos deixarem viajar juntos... Tudo teve seu tempo... A época de namoro tbm é muito boa né?
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Alana, você tocou num ponto importante. A vida tem várias fases e cada uma tem a sua importância, pois contribui pro nosso amadurecimento. Acho meio complicado pular fases. Aquela experiência acaba fazendo falta mais cedo ou mais tarde. Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu casei com 19 anos e meu marido com 24 anos. Temos 8 meses de casados e isso não mudou nada em nossa vida, nem estudos, nem trabalhos nem nada.
    Eu não tenho do que reclamar, amo ser casada. Acho que vai de cada pessoa/casal;
    Aqui deu super certo e a idade não atrapalhou nada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa concordo, ressaltando que idade não define maturidade!

      Excluir
  11. Eu acho que vai de cada casal... mas tudo tem o seu tempo, e o meu tempo de me casar chegou agora com 26 anos rs, vou me casar faltando 15 dias pra completar 27... Ele tem 31 anos e vai casar com 32 acho que Tudo Tem o devido momento, não importa a idade...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Realmente essa coisa de idade é bem delicada!
    Eu namoro meu marido desde os 14 anos!! NÓS nunca terminamos e nos casamos cedo, eu com 21 e ele com 22! Mas nossa relação só melhora e cresce a cada dia! Quando duas pessoas se amam de verdade, tem um sonho em comum e batalham para isso idade não importa! O que realmente importa é o amor verdadeiro!

    ResponderExcluir
  13. Bem... eu casei com 34 e digo q foi uma ótima escolha pra minha vida.
    Meu relacionamento até o altar foi bem maduro e me fez me sentir segura do passo a ser dado pela vida.
    Sei q não me arrependo das coisas q vivi até encontrar meu grande amor, foram muitos momentos na minha vida de solteira q aproveitei (de maneira responsável, claro), mas tb sei q se tivesse encontrado ele com 20 anos teria me casado novinha ;) kkk
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Acho que o amor não tem idade. Temos 27, namoramos desde os 20. Vamos casar com 28 (ano que vem!!!), porém se dependesse só do amor, teriamos casado com 21 anos. Acho que vou casar velha, talvez porque a maioria das minhas amigas já tenham casado. Mas todas casaram depois dos 25 anos...

    ResponderExcluir
  15. É muito controverso isso de idade né...tem garotos de 18 com maturidade de 50 é relativo na verdade.
    Mais acredito que tudo na vida são etapas...namoro o wellington desde os 18 (tenho 22),e adorooo essa fase do namoro sabe...atitudes precipitadas ou agidas pela emoção do momento...agora não acontece nada..mais daqui uns 5 ..10 ...anos a gente vê o resultado.


    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Sou a única aqui que vai casar cedo???? UHAUAHAUAAE
    As pessoas esquecem que estamos em um tempo onde tudo acontece rápido demais. Antigamente uma menina de 15 anos só pensava em boneca! : Hoje ela trabalha e aos fds vai a balada.
    Só acho que,se hoje,uma pessoa que tem 18,19 anos,tem maturidade suficiente pra ter seu próprio dinheiro,ser independente e tomar suas próprias decisões ela pode sim querer se casar com a idade que quiser. Não me imagino namorando 8 anos com o mesmo cara! Acho que isso é apelar demais....pra que tanto tempo? ainda tem duvida se querem ou não estar juntos ? É muito relativo...e principalmente é muito fácil julgar!
    Acho que,se maturidade fosse realmente a chave de um casamento bem sucedido,os casais que se casam com 27 anos não iriam de divorciar. Conheço gente que se casou com 14 e esta fazendo bodas de ouro. E gente que casou com 30,e não durou nem 2 anos!
    Em fim,cada um tem suas prioridades. A minha é se casar,e das minhas amigas é sair na sexta-feira e só voltar na segunda.

    ResponderExcluir
  17. Acho também uma questão delicada né... cada caso e um caso... mas mesmo que eu acredite que casamento e amor não tem idade, também sei que para casar vc precisa de uma serie de responsabilidades, financeiras inclusive, que talvez não consiga arcar se for mto jovem... legal levantar essa discussão flor, interessante!!! bjssss

    ResponderExcluir
  18. Acho que o sucesso de um relacionamento está em conhecer-se a si próprio. Somente conhecendo a si próprio é possível deixar-se conhecer pelo outro e saber o que é importante e o que não é. Para a maior parte das pessoas, esse amadurecimento acontece ao longo da vida. Tem gente que não vai amadurecer nunca, tem gente que amadurece cedo. Isso vai depender de diversos fatores, externos e internos. Mas o mais importante é que cada um é um, cada um tem seu tempo, seus valores, suas escolhas. Eu me casei aos 30,com a vida bem encaminhada, sabendo bem o que eu queria. Não o faria nem um dia antes. Mas essa sou eu, não é uma regra. Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Temos que considerar também que nos EUA, a maioria das pessoas são cristãs e na religião é bem comum o casamento cedo!!!!

    Acho que não tem idade e sim maturidade suficiente! Tem quem casa com 30, mas que tem a mesma cabeça de adolescente! Não é a idade que fará o sucesso e sim como os pombinhos enxergam a vida!!

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  20. Não é a idade que fará o sucesso e sim como os pombinhos enxergam a vida!!

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!