segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quantos fotógrafos para um casamento?

Uma das minhas memórias marcantes dos casamentos que eu ia na minha infância era do número imenso de pessoas de roupa preta envolta dos noivos, ajeitando a cauda da noiva, mandando eles fazerem essa ou aquela pose. Naquela época, equipe boa de fotografia era sinônimo de equipe grande. Cada ângulo dos noivos deveria estar na mira de algum dos fotógrafos.

Realmente existe uma vantagem nesse sistema: as chances de se perder um momento importante, como a troca das alianças e o beijo, são muito pequenas. Acontece que, na minha opinião, as desvantagens são maiores: esses inúmeros fotógrafos acabam, muitas vezes, chamando mais atenção dos convidados do que os próprios noivos, sem contar que formam uma verdadeira barreira em volta desses protagonistas, deixando até os convidados intimidados. Além disso, é quase impossível tirar uma foto em que não apareça um fotógrafo.

Hoje em dia já vemos muitos casamentos que são fotografados por apenas 2 fotógrafos, inclusive casamentos com grande número de convidados, e acho que não se perdeu nada em termos de qualidade das fotos, muito pelo contrário. Hoje em dia, além da preocupação em registrar os eventos, se dá mais importância ao aspecto artístico das fotos. A maioria dos noivos não faz questão de ter 5 fotos em ângulos diferentes do beijo, mas uma foto muito bonita desse mesmo beijo.

Com essa diminuição dos fotógrafos oficiais, a "poluição" do altar e de todos os momentos do evento caiu bastante. Os noivos retomam seu papel de protaginistas e os convidados também são valorizados ao meu ver.

Mês passado nós fomos ao casamento de uma prima do Raoní e ele, que comprou a tão sonhada câmera na lua de mel, aproveitou para tirar algumas fotos. Confesso que ele se esforçou bastante para conseguir tirar fotos dos noivos, pois tinham sempre uns 5 homens de  preto entre ele e os noivos. Reparem que há um fotógrafo ou braço de fotógrafo ou pedaço de câmera em vááárias das fotos.

5 "homens de preto" dividindo o altar com os noivos e pais:






Ó um pedaço de câmera na foto inferior esquerda:


Esse momento do brinde foi realmente engraçado, pois, se o Raoní, que estava num lugar privilegiado, mal conseguia ver os noivos, imaginem o restante dos convidados. Eles não deviam nem saber o que estava acontecendo.

E vocês: são adeptas ao modelo tradicional, com vários profissionais, ou preferem uma atuação mais clean, com menos profissionais?

15 comentários:

  1. Oi Rebeca, então... tenho 25 mesas
    Vc usou passadeiras nas mesas do bolo, por exemplo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro tudo clean Rebeca e não seria diferente com os fotógrafos.bjoksssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Ah Rebeca! Acho que prezo pela qualidade. Quando eu for conhecer o trabalho da pessoa, vou querer ir em algum casamento para ver quantas pessoas da equipe vão mesmo e depois o resultado. Acho super importante, afinal, paga-se caro para ter esses momentos para o resto da vida!
    O Raoni mandou bem nas fotos. Adorei a dos noivos na escada...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Acho que dois fotógrafos tá de bom tamanho.
    Quando há muitos profissionais, além de rolar uma "poluição", um acaba atrapalhando o trabalho do outro, seja com o excesso de iluminação ou o trânsito, que muitas vezes impede um clique bacana de algum momento importante.
    Meu marido fotografou um casamento há duas semanas e penou!
    Eram 3 câmeras e 2 fotógrafos, além dele.
    Surreal!
    Bem legal as fotos do Raoní! Tá de parabéns!
    :o)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. qualidade hoje em dia é oq há...
    eu mesmo terei apenas 1 fotografo, pois tenho ctz absoluta que dará conta do recado... cinegrafista serão 2 pois esse sim infelizmente não tem a rapidez de um fotografo...

    bjus

    ResponderExcluir
  6. Caraca....passei pra dizer que o Raoni mandou bem demais nas fotos!!! Beijos pra vcs!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também sempre fiquei incomodada com o tanto de gente no altar... o meu será 2 fotografos e 2 ajudantes e mesmo assim ainda é gente d+! Porque alem deles tem o pessoal da filmagem, cerimonial ah e os noivos também....rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Que fotos lindas!

    No meu terão 2 fotografos e 2 cinegrafistas,acho que eh o suficiente...


    Um beijo =)
    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. No meu terei somente 1 fotógrafo! Mas será um mini e tenho certeza de que ele dará conta! E outra, não sou muito chegada a fotos, então me sentiria incomodada com tanta gente pra me fotografar!
    Obs: O Raoni é super talentoso! Mandou muito bem nas fotos!

    Um beijo
    Vandressa.

    ResponderExcluir
  10. Bem lembrado! Tenho que conferir no contrato quantos fotógrafos estão "incluídos"!

    Sabe que nunca atentei pros homens de preto? Acho mais complicado é quando os convidados ficam tirando fotos junto com os fotógrafos, acaba que nenhuma foto sai sem aquele festival de luzes de flash... =/

    [Pergunta bocó do dia: Raoni trabalha com fotografia? O cara é bom, hein?]

    =***

    ResponderExcluir
  11. Bom, como sou viciada em fotografia, quero ter tantos quantos eu puder ter!!!!!! E mais um pouco se for possível!! =P

    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Oie!!! Primeiro, parabéns pelo blog!! Tô te seguindo e adorando!!!
    Qto aos fotógrafos, 5 é um exagero!!! No meu terão 2 e tá bom, né?! Pra que mais?! Não tenho $$$ sobrando, mas acho que se tivesse gastaria com outra coisa... Amo foto, mas penso que 2 fotógrafos dão conta...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Flor, faz toda diferença esse pequenos detalhes né? Boa dica hein... vou pergunta para a pessoa que contratei sobre isso!!!

    Beijos boa semana

    ResponderExcluir
  14. Prefiro algo Clean, tanto que contratamos 2 fotográfos e eles levam mais 1 de brinde ehhe
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Sabe que eu não sei qtos são! Sei que eles trabalham em casal mas não sei se eles levam "ajudante"... Mas 5 fotógrafos é exagero né?! Bjos

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!