quarta-feira, 18 de maio de 2011

Burocracia no casamento


Eu estava lendo um post da Jana sobre a sua saga para dar entrada na papelada civil e na igreja e resolvi escrever sobre um assunto que me incomoda muito e aposto que tem incomodado muitas de outras noivas: a burocracia e o mal atendimento a que temos que nos submeter para realizar um dos momentos mais felizes de nossas vida que é o casamento.

Juro pra vocês que, na época em que comecei o processo de habilitação para o casamento, quase desistimos de casar no civil! Como estamos morando em BH (MG) e vamos casar em Niterói (RJ), tive que ligar várias vezes para o cartório para pegar todas as informações necessárias e a funcionária que me atendia era de uma má vontade impressionante. Só sabia repetir as mesmas frases, sem ao menos parar para ouvir o que eu estava falando!

É sério, essas pessoas não têm uma família? Amigos? Nunca precisaram resolver um problema no banco, prefeitura, INSS ou qualquer órgão público? Não sabem o quão importante é a boa vontade e a paciência delas? Elas não estão nos fazendo um favor em nos atender e passar as informações corretas! Esse é o trabalho delas.

Eu sei que atendimento ao público pode ser uma função ingrata muitas vêzes. Temos que lidar com pessoas mal educadas e grosseiras. Mas, precisamos mesmo perpetuar esse comportamento?!?! A vida de todo mundo seria bem mais fácil se fôssemos mais gentis.

Eu realmente acredito que podemos "educar" o próximo através de nossas atitudes. Se a pessoa chega falando de modo grosseiro e é recebida com um sorriso e um "bom dia", no mínimo, ela vai baixar a crista e refazer a frase. Quem sabe na próxima vez ela também começa por um "bom dia"?

Bom, esse foi só um desabafo de uma noiva que ainda nem conseguiu marcar a data do casamento civil.



6 comentários:

  1. Ai, nem fala! Essa parte me deixa MUITO chateada, principalmente por saber que não precisa ser assim, sabe? Aqui nos EUA, para tirar habilitação, vc pode fazer em qualquer estado (sem ser residente), só precisa da carteira de identidade/motorista, e fica pronta em 2-3 dias (dependendo do estado). Aí no Brasil é um rolo mesmo! E o pior, o pessoal do cartório não só parece estar 100% de mal com a vida o tempo todo, mas também nunca sabe dar a info completa...muito frustrante MESMO! Te desejo muita boa sorte e PACIENCIA nessa fase :)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não passei por essa parte......é muito chato meeeesmo!!

    bjus!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rebeca,
    Casar no civil é mesmo uma burocracia, ainda mais se vc não está no mesmo local em q é o cartório. Mas acho q vc foi mto sábia em dizer q um simples bom dia pode transformar uma atitude. É isso mesmo. Temos q manter a classe e tentar mudar o mau humor dos outros com a nossa felicidade de um momento tão lindo qto um casamento...Agora uma dica, procure ser atendida por alguém q seja casado, assim vc evita de ter uma invejosa querendo resolver seu casamento...hahahahahahaha
    Beijos,

    http://asnoividades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi flor essa fase do casamento é complicada mesmo, eu tive problemas de mal educação com as secretarias na igreja... aff
    bjO

    ResponderExcluir
  5. No meu caso foi tudo bem simples. Foi até mais fácil casar no religioso com efeito civil. Mas concordo com você, o atendimento, em geral, é péssimo! E olha que casar no civil não é barato não!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog...
    to seguindo...me faça uma visita!

    http://casadinhoseagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!