sexta-feira, 15 de abril de 2011

Reflexão: mudança de nome no casamento



A Elisa do blog Elisa e Lu vão casar abriu uma enquete lá no blog dela que me fez parar para pensar sobre essa questão de mudança de nome no casamento.

Eu nunca fui daquelas meninas que sempre tiveram o sonho de se casar, mas sempre tive a certeza de que, se eu casasse, não mudaria meu nome. Acho que nosso nome faz parte da nossa individualidade, da nossa história e da nossa família. Acho até uma questão de respeito com nossos pais não tirarmos o nome de nenhum deles ao casarmos. Tudo bem que poderíamos apenas acrescentar o nome do noivo, mas a grande questão é: Pra quê? Sinceramente, só vejo entraves pra isso: mudança de toda nossa documentação, assinatura,...

Claro que essa é minha opinião e respeito quem não concorda. Como já falei por aqui, sou meio do contra mesmo. :) Ainda bem que meu noivo também é, né?!

19 comentários:

  1. kkk adorei o post..
    eu tbm não qria mudar, mais meu noivo fez questão então apenas acrescentei o sobre nome dele kkk
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Ai, Rebeca, polêmico isso, né? Eu confesso que não tenho opinião formada... Por um lado morro de preguiça do trabalho que vai dar para mudar, mas por outro, fico pensando que meus filhos provavelmente serão conhecidos pelo último sobrenome e não tenho certeza como me sinto por não dividir isso com eles, sabe? Fico feliz pelo Lu ser meio que indiferente em relação a isso, mas realmente não consigo chegar a uma conclusão! hehehehe!

    Só estou fazendo a minha pesquisa porque quero dar um roupão de presente surpresa para uma amiga usar no making off dela e não sei o que escrever nele... (e ela acrescentou o nome dele)

    Bom, quero ver no que vai dar a discussão aqui! Vai que me ajuda a concluir, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rebeca, td bem?
    Eu tb penso como vc, em relação a mudar o nome ou não depois do casório, no meu caso, ainda tive uma pequena ajuda do destino, já que meu marido e eu temos o mesmo sobrenome.
    Bjos.

    www.noivamineira.net

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado, Sheila! Coincidentemente eu e meu noivo também temos o último sobrenome! Eu até esqueço disso! Teve gente que já sugeriu que eu botasse meu nome "Rebeca Teixeira e Teixeira". Aí já é demais! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Tirar o nome do meu pai eu jamais tiraria, torci o nariz tb pra colocar o nome do meu noivo, não queria, mas... ele faz questão, então tá né? Então bora ter uma trabalheira danada pra muda o nome em td qto é canto..hehehe...
    Beijos e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que vou acrescentar o nome do meu noivo sim, mas não vou tirar nehhum meu!

    ResponderExcluir
  7. Bom..eu tbm não vou tirar nenhum nome meu, jamais!! E vou acrescentar o dele sim....é, dá preguiça mesmo de pensar em todo o trabalho que vai dar pra mudar todos os documentos...mas ele faz tanta coisa por mim que acaba não custando nada..=)

    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rebeca,
    Concordo com vc q é um assunto MAIS do q polêmico esse dos nomes. Eu sou a favor de colocar sim, pois é mto legal poder ser chamada de Sra. Fulano de tal. Eu essa semana mesmo recebi o convite de casamento de uma amiga e veio lá Fernando e Lívia Berci. Fiquei mto emocionada. Mas, tbm concordo q é um baita trabalho trocar a documentação, mas acho q esse lado bom pra mim compensou. E tbm não sou a favor de tirar nome não, só acrescentar. Eu fiquei com um nome de princesa (leia-se gigante..rs), mas nem ligo...hehehe
    Beijos,

    http://asnoividades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Até cogitei mudar. Testamos todas as possibilidades e em nenhuma delas eu consegui me sentir eu, sabe? Daí que cada um manteve o seu sobrenome sem alterar nada. Só o estado civil, o que, convenhamos, já é uma baita alteração! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. eu nunca soube se queria casar um dia, mas uma coisa eu tinha certeza, mru nome nao ia mudar. amo meu nome, e na mnha opiniçao não é i nime o mais importante num relação ne
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu com toda certeza vou mudar o meu, acho lindo ser a Sra. Pontes !!!
    Só fico triste com todo trabalho que vou ter pra trocar os documentos.

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. oi! Vi seu comentário lá no blog da Elisa e vim logo aqui conhecer :) Eu também sou da sua turma: trocar o nome para quê?! Sem falar que o nome do noivo não é assim, "do noivo," é do PAI do noivo, né? Gosto bastante da idéia de criar um nome para a nova "unidade familiar". Hoje em dia, como os homens podem adicionar o nome da noiva, acho que seria legal os dois mudarem (tipo, o noivo adiciona o sobrenome da noiva, antes do sobrenome paterno dele e a noiva adiciona o sobrenome paterno do noivo, assim os dois ficam literalmente iguais). Porém, são pouquíssimos os homens que topam isso (êta machismo brasileiro que DEMORA para sumir...) Eu até propus isso para o meu noivo, só que (óbvio) ele não quis :( No meu caso, o noivo é relativamente indiferente...ele até falou que gostaria um pouquinho que adicionasse o sobrenome dele, mas temos um problema: o sobrenome dele (Ferreira) é o mesmo sobrenome do meu avô materno que abandonou minha mãe e minha avó quando minha mãe tinha 3 anos...tanto que, quando minha mãe se casou, ela tirou esse nome e ficou somente com o do meu pai. Acho SUPER estranho adicionar ao meu nome o sobrenome de alguém que magoou minha família (mesmo a origem sendo diferente, sabe?!) Enfim, resolvi ficar só com o meu nome mesmo, que acho lindo, maravilhoso, e é como EU me defino! E tenho dito rsrsrsrs
    Beijinhos e bom final de semana.
    Ah, adorei conhecer o blog. Vou seguir :)

    ResponderExcluir
  13. O negócio tá animado aqui, hein amiga!?
    Eu concordo com você. Tanto que eu não mudei o meu nome quando casei. Costumo brincar dizendo que eu continuei a ser eu mesma... hehe Algumas pessoas até se ofenderam quando eu falei isso, mas vai da cabeça de cada um...
    Gostei do comentário da Helen acima... É legal criar uma unidade familiar diferente... Mas sinceramente, no fim das contas não é isso que importa no casamento. De que adianta mudar o nome ou acrescentar se não houver respeito mútuo e se não houver disposição para fazer o convívio dar certo, não é?
    De qualquer forma, eu acho que Rebeca Teixeira ² ficaria interessante, não? heheh

    ResponderExcluir
  14. Acho que fui do contra, né? rs Além de acrescentar, tirei o meu do meio. rs
    Vai de cada um mesmo, do gosto, da preferência e das convicções...o Thiago fazia questão e eu não queria ficar com o nome extenso...mas se o cartório não autorizasse, ficaria com meu nome de solteira mesmo...
    E de qq forma, no final das contas, continuei eu mesma. rs. E o Thiago ficou feliz. E eu, feliz por fazê-lo feliz! rs

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo com a Wal: o estado civil é o mais importante. Na verdade, se formos analisar friamente, o relacionamento cultivado pelo casal é o mais importante. nem o estado civil faz tanta diferença...:) meninas, obrigada por participarem da discussão. Quem sabe não ajudamos alguém a se decidir? beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi.... pois é, no próximo vc vai sim! Me passa seu e-mail se quiser que eu te coloco no nosso grupo de e-mail, a gente combinou o encontro por lá!!!!

    Bjooo e boa semana

    ResponderExcluir
  17. Eu continuo na dúvida! hehehehehe! =/
    Ainda bem que tenho mais uns dois meses pelo menos para pensar...

    ResponderExcluir
  18. Eu pretendo mudar sim, mas namorido disse que ele é que ia colocar o meu, só pra ser diferente... ¬¬

    =***
    http://oelmomeama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda estou em dúvidas.. mas eu acho o sobrenome dele lindo, e ia ficar muito feliz em tê-lo no meu nome também. Só que meu nome ficaria muito comprido e meu sobrenome é alemão e o dele brasileiro, não combina haha... ainda tenho muito receio de me arrepender depois. Só que, depois que tivermos nossos filhos, ficaria lindo:
    "Família Lima"... ai meu deus não seiiiiiiiii rsrs

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!