segunda-feira, 25 de abril de 2011

Reflexão: lista de presentes

Como a maioria de vocês já sabem, eu e noivo já moramos juntos desde 2007, por isso, apesar de nossa casa ainda não ser exatamente do jeitinho que nós gostaríamos, já estamos com a casa praticamente montada, tanto em termos de mobiliário, quanto de eletrodomésticos. Com isso, uma das questões que levantamos nesse período dos preparativos para o casamento foi em relação à lista de presentes. A primeira questão foi se haveria ou não uma lista. Como todo mundo passou a perguntar onde ficaria a lista e que tinha que ter uma lista, a questão passou a ser: botaremos a lista numa loja de produtos, no sentido estrito da palavra, ou faremos um lista de cotas de lua de mel ou presentes virtuais?

Acontece que essa última questão já gerou muita polêmica entre as famílias e amigos, principalmente entre as pessoas mais velhas, que estão acostumadas com os tradicionais presentes de casamento, como aparelho de jantar, faqueiro, travessas,... Essas pessoas muitas vêzes nem sabem comprar pela internet ou têm medo de comprar usando seus cartões de crédito. Além disso, ficam com aquela sensação de que estão dando dinheiro para os noivos e não se sentem bem com isso.

Assim, dá pra perceber que são muitas as questões envolvidas na simples escolha da lista de presente:

- Ter ou não uma lista?
- Fazer uma lista numa loja física ou loja virtual?
- Fazer lista de presente ou de cotas de lua de mel?
- Colocar a lista no convite ou esperar o convidado perguntar?

O que vocês acham?

Eu e Raoní acabamos decidindo fazer uma lista de cotas de lua de mel no site Icasei, do qual muitas pessoas falam bem. Quem não se sentir bem comprando pela cota, tudo bem. Ninguém é obrigado a dar presente mesmo. Nós fizemos essa escolha, pois será a única forma de termos uma lua de mel, devido aos gastos com o casamento.


8 comentários:

  1. Eu e meu amor ainda não moramos juntos, mas como eu morei vários anos sozinha, já temos vários itens para nossa casinha, então também pensamos muito sobre esse assunto e caímos no mesmo dilema de vocês, eu até queria fazer a lista com cotas de lua de mel, só não fiz essa opção pois não queria ficar dependendo até os 45 do 2º tempo para saber se teríamos ou não uma lua de mel e para onde iríamos, então optamos por fazer a lista ou melhor 2 listas em lojas que são tanto físicas quanto virtuais, assim tem opção pra todos os gostos e bolsos e depois podemos trocar todos os presentes repetidos, além de renovar o enxoval !!!

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nem fala, tenho o mesmo problema que você (noivo e eu já moramos em nossas próprias casas, então temos os itens básicos) e para adicionar, como moramos fora do Brasil, não temos como ficar "carregando" no avião máquina de lavar roupa rsrsrrsrsrs Montamos uma lista de presentes virtuais no icasei também para as cotas de lua de mel e foi uma dificuldade!!! Minha mãe reclamava que tinha quer ser coisas "factíveis" pois as pessoas gostam de achar que realmente estão comprando aquele item, enquanto eu argumentava que não fazia sentido nenhum, pq no final das contas, é virtual, então que diferença faz? Enfim, depois de um estresse, conseguimos nos entender, mas acho que muitos dos convidados (infelizmente, os mais velhos e mais tradicionais, justamente os que querem dar uma máquina de lavar ou faqueiro, sabe?) ficarão incomodados...ai ai...
    Bem, adorei o blog. Vou seguir.
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Nós tb pensamos muito nisso, queremos fazer a lista com cotas pra lua de mel, mas isso já virou novela por aqui tb... Vamos ver!
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Rebeca... acho que a melhor opção foi mesma a escolhida por vcs. Quem não quiser comprar a cota, certamente irá partir pelos presentes tradicionais. Querida, não posso deixar tbm de agradecer a força lá no meu blog semana passada. Valeu viu? Já estou bem melhor, bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rebeca! Nós estamos na mesma... Estamos montando a lista na icasei, mas tentando deixar mais paupável (colocando os passeios que vamos fazer, restaurantes que queremos visitar,...). Além disso escolhemos algumas coisinhas da casa que queremos trocar/modernizar para fazer uma lista física. Essa não vamos divulgar amplamente, só vamos informar nossos pais para passarem para as pessoas que estiverem mais "reativas" à opção moderninha do icasei.

    Boa sorte com os seus preparativos!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rebeca,

    Eu estou passando por esse mesmo dilema! Também já moro com meu noivo e temos muita coisa. E essa história de presentes virtuais não agrada muito nem a mim nem aos mais velhos...

    Acho que vamos optar por fazer uma lista para renovar algumas coisas que já estão bem velhas e outra de viagem mas não de cotas, e sim aquelas de empresas de turismo que vendem uma parte da viagem como: a passagem, uma diária do hotel, um passeio etc.

    Apesar de ser a mesma coisa, eu acho mais educado do que pedir dinheiro na cara dura, rs!

    Beijoss e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Essa idéia da Elisa de ter uma lista como plano B também é interessante. Assim, a gente pode só falar sobre essa lista pra aquelas pessoas que realmente não comprariam as cotas!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Oi florzinha
    Dificil essa parte né, estamos começando a pensar nisso e já dá dores de cabeça!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!