quarta-feira, 13 de abril de 2011

Passar a gravata: tradição ou grosseria?

Eu estava vendo algumas fotos do casamento de um casal de amigos meus, em que fui uma das responsáveis por passar a gravata, e fiquei pensando: tenho visto algumas cerimonialistas e pessoas do ramo de casamentos dizerem que passar a gravata não é educado,... Na minha opinião, esse gesto já faz parte da cultura dos casamentos brasileiros. Muitas pessoas já levam um dinheirinho pra festa para dar para a gravata. Por isso, não acho que seja uma grosseria, desde que esse costume seja exercido com educação e bom senso.




Fotos do Túlio Thomé fotografia

Como podem ver, a gente se divertiu MUITO passando essa gravata. Íamos de mesa em mesa cantando "Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí..."

Sem forçar ninguém, é claro!


12 comentários:

  1. eu acho que vai do gosto de cada um, no meu casamento vai ter. mas acho q o principal é q na hora as pessoas nao se sintam obrigadas a contribuir

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rebeca,
    Esse assunto é bem polêmico. Eu tbm já passei a gravata mas fiquei super constrangida e vi que os convidados tbm estavam... Decidi que não quero que tenha no meu casamento e inclusive vou falar pros padrinhos e pra assessora não deixarem rolar...
    É muito difícil deixar as pessoas à vontade nessa situação, elas acabam se sentindo obrigadas a contribuir. E já tendo gastado com presente, salão, valet, acabam ficando irritadas.
    Fora que já pesquisei se há alguma explicação sobre essa brincadeira, de onde ela veio e não há, por isso não dá pra chamar de tradição, como as outras coisas do casamento que sempre tem um porque por tras.
    Essa é minha opinião baseada na minha experiência!
    Mudando de assunto, fico feliz que você goste das minhas playlists... Vc já viu a de bossa nova? Estou pra fazer uma de sambinhas sim, tá faltando inspiração.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Nooossa, como ficou grande meu comentário! Me empolguei, rs!

    ResponderExcluir
  4. Ahh..eu tbm acho que é normal....!! Quem não quiser contribuir dá uma fugidinha na hr...rsrs..

    beijos,
    Gábi

    ResponderExcluir
  5. Tb não vejo como tradição, mas um costume que vai de casamento pra casamento e de pessoa pra pessoa! No meu casamento terá, mas mais por brincadeira sabe? Sem querer impor ou obrigar a ninguém a dar dinheiro nem determinada quantidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rebeca, no meu meio de amigos, isso é suuuper normal...a gente até já sabe e vai preparado para isso. Eu tive e vou dizer: viajamos com o dinheiro da gravata, foi uma super ajuda que recebemos com carinho de todos os convidados, e como voces, tudo é uma grande brincadeira, sem forçar nada, e acaba sendo o um dos pontos altos para o noivo (porque cá entre nós, todo mundo fica focado na noiva, quer tirar foto, abraçar...rsrs), é super divertido para o noivo, com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Ah, entrei foi para dizer que seu ensaio esta no ar...rsrs
    me empolguei e terminei o comentário anterior sem citar isso...rsrs
    passa no blog para ver :-)
    bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho vergonha e sinceramente, não farei, mas acredito que os primos e padrinhos do meu noivo vão fazer com ele, e concordo com a Vanessa quando ela diz que esse é um momento do noivo.

    ResponderExcluir
  9. Pelo visto esse ainda é um assunto muito polêmico! Acho que o mais importante é cada casal de noivos conhecer bem os seus convidados e sentir se eles vão levar na brincadeira ou ficar ofendidos. Assim, tudo pode terminar bem. Bjos e obrigada pelas opiniões!

    ResponderExcluir
  10. Beca,

    Conheço essas fotos!! ahahah.
    Antes de optar em fazer no meu (embora tenha esquecido de falar para o Thiago levar gravata extra), já sabia que este assunto tem sido tratado com polêmica mesmo.
    Encaro a gravata como uma brincadeira, desde que quem passe não seja indelicado e desde que o convidado sinta-se livre em contribuir, se assim quiser...deixei fazer pela farra mesmo...o dinheiro foi legal? foi. Mas o que marca mesmo são as fotos e a alegria! Isso eu acho muito in! rs.
    Bjs mil!!

    ResponderExcluir
  11. Ah, e obrigada pela força da gravata!! rs.
    Bjs mil!!

    ResponderExcluir
  12. POr favor alguém pode me ajudar em qual melhor horario para passar a gravata?

    ResponderExcluir

O que você achou?!?!

Se for comentar como "anônimo" não esqueça de deixar seu e-mail!!!